Nos últimos anos temos vivenciado uma grande mudança global, com repentinas inovações tecnológicas e significativas mudanças estruturais. A partir desse contexto, a busca das empresas por funcionários pro-ativos, dedicados, profissionais e qualificados vem se mostrando presente nos requisitos de seleção para contratação.
Ao se pensar que pessoas são a base para uma organização crescer, se sustentar e atingir seus objetivos temos em mente que devemos conhecer, compreender e principalmente saber lidar com tais pessoas. Assim, o estudo sobre Comportamento Humano nas organizações se torna de extrema importância, pois este nos auxiliar a conhecer e principalmente motivar tais pessoas afim de que estas trabalhem com mais animo, expectativas e gosto, vestindo a camisa da empresa, aumentando tanto o status profissional quanto pessoal.
Ser um bom gestor não significa apenas saber mandar e maximizar os lucros da organização. Ser um bom gestor significa saber planejar seus sistemas no curto, médio e longo prazo, tendo conhecimento de sua capacidade para não sobrecarregar nenhum setor ou produzir abaixo de sua capacidade; liderar sua equipe afim de um objetivo em comum, conseguindo equilibrar os objetivos pessoais x objetivos organizacionais; organizar sua equipe e seu local de trabalho para que este seja um aliado para a obtenção de seus objetivos e coordenar os processos organizacionais e principalmente as pessoas de sua empresa.
Desta forma, trazemos abaixo um texto de trata da importância de motivar seus funcionários, afinal de contas, são eles os responsáveis pelas conquistas de uma organização:
COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
"Toda empresa tem suas próprias normas, propósitos e cultura organizacional, e é esta última que baliza os comportamentos que os profissionais devem ter neste ambiente. Entretanto, existem ainda outros fatores importantes para a formação dos resultados e a satisfação do capital humano.
Os colaboradores representam o sistema social que compõe uma empresa, e tanto o ambiente interno (organização) como o externo (sociedade) influenciam em seus comportamentos. Deste modo, para entender como estes se dão, é preciso compreender todos os fatores que envolvem tais ações. E pelas empresas serem compostas por pessoas com vivências, ambições e motivações tão distintas, é necessário estudar o comportamento humano no trabalho para saber lidar com todas as questões que envolvam os colaboradores da organização.
Motivação
Motivação pode ser caracterizada por um impulso interno que nos leva a ação, e parte de uma interação entre a pessoa e o ambiente.Todos os seres humanos têm suas próprias motivações, advindas de seus valores e crenças, e como profissionais não é diferente. Assim, ao investir em Motivação, é que os gestores podem buscar aumentar a produtividade dos colaboradores, o interesse pelo trabalho desenvolvido, e também pela empresa.
Tipos de Motivação
Motivação Intrínseca – proveniente de fatores internos, das necessidades pessoais de cada colaborador. (Exemplo: Realizar uma tarefa no trabalho com prazer, por ser de interesse também do colaborador).
Motivação Extrínseca – gerada por fatores externos, como reforço ou mesmo punição. (Exemplo: Fazer uma tarefa contra a vontade, e apenas por ser uma determinação do superior).
A motivação pode conter ainda uma mistura dos elementos intrínsecos e extrínsecos, e ser mesclada. Assim, um profissional ao mesmo tempo em que realiza uma tarefa que lhe foi determinada pelo gestor, pode também realizá-la com prazer e satisfação."
RETIRADO DE: http://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/comportamento-humano-nas-organizacoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário