domingo, 13 de novembro de 2016

Estresse e Liderança

A rapidez e agilidades necessárias no ambiente do trabalho geram outro fator relevante no ambiente organizacional: o estresse. O estresse pode se dar por fatores individuais (como saúde, sintomas psicológicos e comportamentais) além de fatores organizacionais (demandas de tarefas, interpessoais etc.).

Os fatores organizações são muitos dos problemas que tiram o sono dos profissionais: projetos extensos e prazos inflexíveis, gestão ineficiente, falta de autonomia para desenvolver projetos e para gerenciar o tempo. Essas são algumas das situações que podem desencadear o chamado estresse ocupacional.
 
O comportamento humano, seja individual ou dentro de grupos, merece toda a atenção, pois é a partir dele que se determinam as relações dentro da organização, produzindo pontos positivos ou negativos para os objetivos a serem alcançados pela empresa.

No Brasil, de acordo com dados da Isma-BR (International Stress Management Association), nove entre 10 pessoas que estão no mercado de trabalho têm sintomas de ansiedade e 47% da população sofre de depressão.

É fundamental que as empresas percebam a importância desse assunto e adotem medidas para detectar possíveis riscos e preveni-los, portanto dentro da organização o líder possui um papel importante pois seu estilo de liderança é fundamental para desenvolver a satisfação dos funcionários no trabalho. Contribuindo para a motivação da equipe, o comprometimento dos funcionários, a confiança na empresa, a segurança e o sentimento de valorização do funcionário conquistado através de feedback, respeito e credibilidade.

A liderança esta entre uma das principais causas de satisfação no trabalho. Bons líderes criam todas as condições possíveis para que os ambientes de trabalho sejam lugares aprazíveis e nos quais as pessoas possam desenvolver e realizar seus potenciais.





Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/psicologia-organizacional/95101/ 
http://www.mundocarreira.com.br/dicas/o-que-e-estresse-ocupacional-e-como-combate-lo/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário