Os Conflitos Funcionais são aqueles que apóiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho, são formas construtivas de conflito. Para identificar se um conflito é funcional ou disfuncional é preciso conhecer os processos que envolveram tal situação. Tal processo pode ser identificado através de 5 estágios que são mostrados na imagem a seguir:
Após a identificação do conflito, existem algumas técnicas das quais os gerentes podem fazer uso para melhorar tanto a relação dos membros quanto a eficácia e eficiência de sua organização. A figura a seguir demonstra algumas Técnicas de Resolução de Conflitos.
Diante do exposto tem-se que os Conflitos Funcionais são importantes para a organização, uma vez que seu crescimento está estritamente ligado a ele e a como solucioná-lo e administrá-lo. Desta forma, percebe-se mais uma vez a importância de um gerente capaz de identificar tais situações, de retirar de tais conflitos coisas benéficas não só para a empresa, mais também para o convívio e a cultura organizacional. Um gerente capaz de conhecer seus funcionários e que tenha conhecimento da situação, porque como sabemos nenhuma organização é igual e nenhuma situação é igual, para tanto, conhecer e estudar tudo o que envolve tal situação é de extrema importância para a eficácia e eficiência organizacional.
Assim, "Não pense que existe uma única intenção de administração de conflitos que é sempre a melhor! Você precisa escolher uma intenção apropriada para cada situação." (Stephen P. Robbins, 2005)