Dentro de uma organização, como em uma sociedade, as pessoas se unem em grupos, seja eles de interesses e costumes em comum ou estilos de vida. Tais grupos são de grande importância para as organizações, pois são através deles que os funcionários podem se expressar, se sentirem a vontade e desta forma, cooperar para a busca eficaz e eficiente dos objetivos da organização.
Não existe uma única forma ou a mais certa de se definir os Tipo de Grupos, assim, para Freeman e Stoner (1995):
"Um grupo é definido como duas ou mais pessoas que interagem e se influenciam mutuamente visando a um objetivo em comum."
Para ele, existem dois tipos tradicionais de grupos, os formais e os informais.
Os Grupos Formais são deliberadamente criados pelos administradores e encarregados de realizar tarefas específicas destinadas a ajudar a organização a atingir seus objetivos. Já os Grupos Informais surgem sempre que as pessoas se juntam e interagem regularmente, ou seja, são grupos de relacionamentos entre os funcionários, descorrentes de necessidades pessoais.
Por fim, " A habilidade do administrador em guiar, sem dominar, as atividades do grupo é fator importante no sucesso do trabalho grupal". Assim, por mais que haja conflitos, e estes vão aparecer uma vez que estamos lidando com pessoas, e estas, ao agirem de modo integrado acaba gerando controvérsias de opiniões e diferentes visões sobre um mesmo assunto, o administrador deve ser capaz de identificar oportunidades, pois é através desse debate que novas ideias surgem e a vantagem competitiva se mostra como alavanca para a conquista dos objetivos organizacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário