sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Modelo de 5 Estágios de Desenvolvimento do Grupo

O homem como um ser social, necessita viver em grupo. Isso ocorre primeiramente com a família e depois com as participações em todo ambiente que frequentamos, desde a infância.

Segundo Robbins (2005), o desenvolvimento de um grupos passa por 5 estágios.

O primeiro estágio é o da formação, é quando estamos "reconhecendo o terreno" quando começamos a pensar se os comportamentos do grupo é aceitável, até o momento em que os membros pensam em si mesmos como parte do grupo.

O segundo é da tormenta (conflito), ocorre quando há resistências aos limites que o grupo coloca em relação a individualidade de cada membro, também existe um conflito sobre quem controlará o grupo.

O terceiro estágio é o de normalização, é aquele em que se desenvolvem os relacionamentos mais próximos e o grupo passa a demonstrar coesão. Nesse estágio os membros definem e criam expectativas de quais os comportamentos são corretos e aceitáveis no grupo.

O quarto estágio é o do desempenho, a estrutura nesse estágio é funcional e aceita. A energia se transfere, do esforço voltado para o conhecimento e compreensão mútuos de seus membros, para o desempenho da tarefa que deve ser realizada.

Para os grupos temporários existe o quinto estágio, que é o de interrupção, nesse estágio o grupo se prepara para a dissolução. Acontece que nesse caso o alto desempenho não é mais prioridade e a atenção é para a conclusão das atividades. Alguns são otimistas com a realização do grupo e outros sentem que não há mais a amizade que nasceu com o convívio do grupo.

A ilustração abaixo mostra o modelo de 5 estágios de desenvolvimento do grupo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário