Como visto nas publicações anteriores, se entende como grupo “dois ou mais indivíduos,
interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um
determinado objetivo” e eles podem ser divididos de diferentes maneiras.
Dentro dos grupos formais e informais “é possível fazer uma
subclassificação, com grupos de comando, tarefa, interesse ou amizade. Os
grupos de comando e tarefa são ditados pela organização formal, enquanto os
grupos de interesse e amizade são alianças informais.”
O grupo de comando
é determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que
se pertencem diretamente a um executivo.
Os grupos de tarefa,
também determinados pela organização, são formados por pessoas que se reúnem para
executar uma determinada tarefa. Contudo, as fronteiras do grupo de tarefa não
se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Elas podem ultrapassar as
relações de comando.
Nos grupos de
interesse as pessoas também podem se reunir para atingir um objetivo comum,
sendo ou não membros de um grupo de comando ou de tarefa.
Os grupos de amizade
se formam frequentemente porque seus membros possuem algumas características em
comum.
No quadro a seguir nota-se algumas razões pelas quais as
pessoas se reúnem em grupos:
Fonte: Stephen P. Robbins: tradução técnica Reynaldo Marcondes. - 11 ed. - São Paulo, 2005, p. 186.
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