Um conflito pode ser interpretado como natural de todo ser humano, devido a isso ele pode esta em todo ambiente, inclusive organizacional, Isso ocorre sempre que houver convivência em grupos, pois haverá divergências de ideias, objetivos, entre outras coisas. Porém é possível que o conflito seja bom se houver respeito das diferenças, inclusive se bem administrados eles podem apresentar oportunidades de crescimento e mudanças.
É importante perceber que a negociação envolve uma boa administração desses conflitos, sendo um processo diário e continuo na empresa, mas que não deve ser pensado apenas no curto prazo e sim estabelecer relações de longa duração e os resultados devem satisfazer todos os envolvidos.
Para Berg (2012) existem várias maneiras de abordar e administrar conflitos, porém uma das mais eficazes é denominada de “Estilos de administração de Conflitos”, método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, que propõem cinco formas de administrar conflitos, conforme a seguir:
a) Competição: é uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o uso do poder. Ao competir o individuo procura atingir seus próprios interesses em detrimento dos da outra pessoa, é um estilo agressivo onde o individuo faz uso do poder para vencer.
b) Acomodação: é uma atitude inassertiva, cooperativa e autossacrificante, o posto da competição, onde ao acomodar-se a pessoa renuncia aos seus próprios interesses para satisfazer os interesses de outra parte. É identificada como um comportamento generoso, altruísta, e dócil.
c) Afastamento: é uma atitude inassertiva e não cooperativa, pois ao afastar-se a pessoa não se empenha em satisfazer os seus interesses e nem tampouco coopera com a outra pessoa. O indivíduo se coloca à margem do conflito, adiando-o ou recuando perante situações de ameaça.
d) Acordo: é uma posição intermediária entre a assertividade e cooperação, onde o individuo procura soluções mutuamente aceitáveis, que satisfaçam parcialmente os dois lados. O acordo significa trocar concessões, ou então procurar por uma rápida solução de meio termo.
e) Colaboração: é uma atitude tanto assertiva quanto cooperativa, onde ao colaborar o indivíduo procura trabalhar com a outra pessoa tendo em vista encontrar uma solução que satisfaça plenamente os interesses das duas partes.
Berg (2012) afirma ainda que não existe estilo certo ou errado para gerir conflitos, e que cada um pode ser apropriado e efetivo dependendo da situação, do assunto a ser resolvido e dos personagens envolvidos. O importante é conhecer e servir-se das várias opções a nossa disposição para manejar conflitos e aprender a utilizar suas técnicas.
Referencia:
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/gesto-de-conflitos-transformando-conflitos-organizacionais-em-oportunidades/
http://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/ate-que-ponto-um-conflito-pode-ser-positivo/
Stephen P. Robbins: tradução técnica Reynaldo Marcondes. - 11 ed. - São Paulo, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário