segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Estresse no trabalho em grupo



     Sendo caracterizado com estresse uma reação do organismo diante de uma pressão, sendo apresentado de forma física ou emocional, este pode ter grandes impactos nas organizações e muitas vezes pode ser causado pela mesma.

     Atualmente o número de pessoas afetadas por esse mal é bastante significativa, principalmente por consequências do trabalho, como por exemplo acúmulo de serviço, tempo restrito para a realização de tarefas, pressão, risco de demissão, dentre outros fatores. Desta forma o trabalho em equipe pode ser uma das soluções para diminuir alguns fatores que levam a tal problema.
     O trabalho em equipe tem por objetivo chegar a um fim de forma a interagir entre os os membros para uma maior eficiência do resultado, sendo assim este pode ser um grande aliado para a divisão de tarefas e responsabilidades. Porém pra que isso aconteça é preciso que esta equipe esteja bem formada, pois o trabalho em equipe também tem suas desvantagens e se for feito de forma errônea pode acarretar no aumento do estresse.
     Então, para que esse tipo de trabalho seja um aliado para diminuição e até mesmo uma forma de evitar tal problema alguns critérios para a formação de um grupo nestes casos devem ser analisadas. 
     O primeiro critério a ser seguido deve ser a escolha das pessoas para este grupo, que não só neste caso é algo de grande relevância para a formação de um bom grupo. Deve-se considerar pessoas esforçadas e com habilidades, considerando-se a forma profissional e não pessoal. Outro critério que é bastante importante é saber ouvir as opiniões dos outros integrantes.
     Com uma boa base do grupo, deve-se dividir as tarefas de forma justa e encarar as atividades de forma positiva para não acontecer pressões e sobrecargas. Com isso uma das causas do estresse podem ser evitadas, diminuindo a possibilidade de outras levarem a tal problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário